As 5 chaves para ter sucesso em uma rotina esportiva!

by - 13:40

Que o esporte faz bem para saúde, para a pele, contribui para o bom humor e prolonga a vida, todos já sabemos.

O difícil mesmo é coloca-lo em prática.

Queremos melhorar nosso físico e usufruir de todos os outros benefícios que a academia ou uma boa e simples corrida nos oferece, mas seja pela falta de tempo, resistência ou nossa velha amiga preguiça marcando presença no nosso dia-dia, temos sempre uma desculpa para não fazê-lo. Cada tentativa de colocar o corpo em movimento é falha, e você geralmente não tem uma resposta para quando pergunta a si mesmo: "Porque não consigo me exercitar? Porque ir no cabeleireiro é sagrado mas para a academia há sempre uma desculpa?"

Nesse post conheceremos 5 chaves para conseguir entrar em movimento e para " que seu corpo não seja a cova de sua alma".

1- Motivação  2- Bem-estar   3-  Satisfação

Estas são as 3 primeiras, mais importantes e mais ignoradas chaves para o sucesso na prática esportiva.

Boas dicas de motivação: Tornar os exercícios um desafio para si mesmo. "Hoje vou perder 800 calorias!". E se a preguiça não é uma de suas desculpas, mas a falta de tempo é maior delas até para você: Coloque em sua agenda os dias e o horário com prioridade; e qualquer outro compromisso que chegue deve se acomodar em torno dela.

A chave tem como princípio a Motivação. Estudos científicos mostram que uma playlist animada durante o treino pode aumentar nossa resistência em até 15%.

Deve-se ter atenção em não colocar o corpo no ritmo da música; isso estragaria a técnica e os exercícios devem ser feitos de forma correta.



O bem-estar e a satisfação durante as atividades físicas são indispensáveis mas sempre deixados de lado. A maioria das pessoas optam pela Musculação, tendo em vista o ganho de músculos rápido e a filosofia de que "para funcionar tem que sofrer!" mas nem mesmo gostam dessa prática, sofrem com o treinamento de peso; isso acaba em uma rotina esportiva frustrada e agoniante.

Por isso antes de começar a praticar exercícios deve-se escolher um que goste, que não lhe cause dores extremas; que se torne um hobby para você. Afinal é impossível aguentar à espera de resultados com dores insuportáveis em um esporte que não gosta.






Há muitos esportes divertidos, calmos... enfim, que fazem bem para sua saúde e para seu físico mas que também se adequam à seu ritmo e seu gosto.

Lembre-se que para praticar esportes deve-se fazer uma analise de si mesmo: Escolha o horário que lhe convenha, o esporte que você goste, assim se manterá motivado à uma prática regular de exercícios.

Psicologicamente, o melhor horário para se exercitar é na parte da manhã. Afinal durante o dia acumulamos fadiga e stress, que levam à indisposição.










Não se esqueça da Alimentação; nossa e última chave. É importante uma alimentação saudável; se optar pela corrida, rica em carboidratos e não se esqueça jamais da hidratação do corpo! Veja nossos posts sobre alimentação saudável clicando aqui!








Dicas de esportes para você que, assim como eu, não aguenta nem ver a academia e todos aqueles pesos. A famosa corrida matinal é uma ótima opção. Relaxante e com ritmo, mesmo com o cansaço, é muito entusiasmante e possuí inúmeros benefícios para o corpo e para mente. Afinal, segundo Alejandro Escudero (especialista)  "...um corpo sano e exercitado tem uma melhor saúde mental".


Se quer um ritmo ainda mais calmo e relaxante, experimente o Pilates.

 O Pilates é um método de controle muscular, desenvolvido nos anos 20 que alonga e fortalece músculos fracos, com movimentos fluentes feitos sem pressa e com controle do stress.

Conhecido como técnica de tratamento e prevenção para problemas na coluna vertebral.








Uma outra dica: Patinar é um esporte de infância, divertido, com uma estética vintage irresistível, capaz de transformar seu corpo. Adotado por Alessandra Ambrósio ( top exemplo de corpo perfeito).

Até o próximo post ... beijo da Debbie!

You May Also Like

0 comentários